Corretor de Imóveis

Corretor de imóveis: aprenda como atrair mais clientes

A profissão de corretor de imóveis é bem concorrida. Por esse motivo, é essencial que os trabalhadores dessa área se destaquem para que consigam atrair e reter os seus clientes. Porém, muitos desses profissionais não sabem como se diferenciar em meio a tanta concorrência.

É esse o seu caso? Então, preparamos este artigo com seis dicas valiosas que vão ajudá-lo nessa tarefa. Vamos lá!

1. Cuide de sua imagem

“A primeira impressão é a que fica”. Essa famosa frase revela o impacto que a nossa imagem tem em outras pessoas. Para ter uma aparência impecável, muitos profissionais contratam um especialista em consultoria de imagem.

Talvez você ache isso um exagero. No entanto, de acordo com uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia e divulgada pela revista Exame, foi constatado que uma pessoa leva quatro minutos para criar as suas primeiras impressões sobre a outra.

O mesmo artigo citou um forte argumento de Ilana Berenholc — consultora de moda corporativa —, que em outras palavras, ressaltou que a primeira coisa que se vende para um cliente que se acaba de conhecer é a boa imagem.

Sendo assim, capriche em sua aparência e se vista com elegância. Além disso, tenha cuidado com a sua maneira de falar, postura e expressão facial. Todos esses detalhes devem revelar um corretor de imóveis honesto, seguro, agradável e altamente profissional.

2. Fale sobre o seu trabalho com outras pessoas

É muito importante falar de seu trabalho para outras pessoas. Isso não quer dizer que é preciso conversar o tempo todo sobre os seus serviços, mas que você pode e deve criar oportunidades para apresentar o seu ofício.

Essa prática vai ajudar na divulgação do seu trabalho. Mesmo que a pessoa com quem conversa não esteja interessada em comprar ou vender um imóvel, ela pode lembrar-se de alguém que precise desse serviço.

Tenha sempre à mão um cartão de apresentação para deixar com possíveis clientes ou outros que demonstrarem interesse em seu trabalho. Outra maneira de espalhar por aí os seus préstimos é por meio das redes sociais.

Por exemplo, você pode fazer postagens em grupos no Facebook voltados para divulgação de imóveis. Além disso, por meio do Linkedin, você se conectará com outros profissionais de sua área que talvez rendam a você uma indicação preciosa de um cliente.

3. Utilize tecnologias

Não tem como fechar os olhos para a tecnologia; ela veio para ficar e se transforma a cada dia. Por isso, é importante que o corretor de imóveis pesquise sobre as ferramentas virtuais disponíveis para a sua profissão, pois elas podem ajudar muito na atração de clientes.

Recentemente, muito se tem falado sobre o sistema O2O — Online to Offline —, que é a união dos ambientes físicos e virtuais. Traduzindo para uma linguagem mais prática, o O2O ajuda as empresas a captar clientes por meios online e entregá-los um produto ou serviço físico.

Desse modo, um corretor pode criar um aplicativo, site ou blog para divulgar seu trabalho e ainda oferecer ofertas de imóveis para atrair o público do mundo virtual — e então fechar bons negócios.

No entanto, as ferramentas oferecidas pela tecnologia não param por aí. O corretor pode contar com programas que ajudam na gestão de suas tarefas, facilitam o contato com os seus clientes, funcionam como uma trena para medir espaços internos e até revelam a posição solar no imóvel.

4. Faça parcerias

Já ouviu falar de parcerias estratégicas? Alguns especialistas as chamam de ganha-ganha, ou seja, todos os envolvidos nessa relação têm lucros. Essa prática pode ser feita entre profissionais concorrentes, mas pode ser muito bem utilizada entre diferentes nichos de mercado que se complementam.

Por exemplo, um corretor, ao fechar uma venda ou compra de um imóvel, pode indicar uma loja de móveis ou uma empresa de mudanças para o cliente. Por sua vez, tanto a loja de móveis como a empresa de mudança podem oferecer os serviços do corretor para os seus consumidores.

Uma comissão pode ser acordada entre os envolvidos nessa parceria, caso seja fechada uma venda por indicação. Agora, imagine a satisfação de um cliente que acabou de comprar o seu imóvel, precisa organizar sua mudança e recebe do seu corretor o contato de uma transportadora.

5. Envie os e-mails com profissionalismo

A forma como os e-mails são enviados diz muito sobre o nível de profissionalismo de um corretor de imóveis. O envio dessas mensagens é tão importante que existe o chamado e-mail marketing, que é uma forma de publicidade muito eficiente.

É importante tomar cuidado com a assinatura da mensagem. Para passar seriedade, use uma fonte padrão e evite os emotions. Inclua o seu nome, a descrição de sua profissão, telefone para contato e, caso tenha, um link para o seu perfil do Linkedin, site ou blog.

No corpo do e-mail, tente usar uma linguagem próxima ao leitor, mas sem muitas informalidades. O endereço eletrônico deve ser fácil de gravar e poderá ser o seu nome e o sobrenome.

Nunca use o mesmo endereço para fins pessoais e comerciais; isso pode fazer você perder mensagens importantes porque se misturaram com outros na sua caixa de entrada. Por isso, tenha um e-mail exclusivamente corporativo.

6. Crie um relacionamento próximo com o cliente

O corretor precisa aproximar-se bem de seus clientes para conhecer os seus desejos, gostos pessoais e, assim, oferecer produtos e serviços que atendam às suas necessidades.

Como em todo relacionamento, é preciso ter interesse e dedicação. Por isso, procure meios de fomentar a interação com o seu público. Aproveite as mídias sociais. Por exemplo, você poderá postar fotos de imóveis no Instagram para saber o que as pessoas acham deles.

Desse modo, ao descobrir o gosto de um possível cliente, você oferecerá aquele tipo de residência que ele tanto sonha. Após a realização de uma venda, continue mantendo contato com o comprador. Por meio das redes sociais, é possível continuar nutrindo-o com dicas sobre moradias.

Enfim, destacar-se no mercado de trabalho pode não ser fácil, mas não é impossível. Se seguir as sugestões deste artigo, temos certeza de que terá boas condições de ser bem-sucedido em seu trabalho. Boas vendas!

O que achou de nosso artigo? Conseguiu entender como um corretor de imóveis pode atrair mais clientes? Então, deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *